O MAIOR FESTIVAL DE QUADRINHOS DO BRASIL!!!

Cartaz do FIQ

Em 1997, Belo Horizonte realizou a terceira edição da Bienal de Quadrinhos, depois das duas primeiras terem acontecido no Rio de Janeiro, em 1991 e 1993. Era a estréia da capital mineira nos eventos destinados à nona arte. Em 1999, mudança de nome: surgia o Festival Internacional de Quadrinhos, o que fez a cidade se tornar, a cada dois anos, a capital brasileira das HQs.

Neste ano de 2007, em que se comemora uma década de eventos de quadrinhos em Belo Horizonte, o FIQ teve seu grande momento. Esta quinta edição, realizada de 16 a 21 de outubro, homenageou o Japão e foi a melhor de todas até agora. Ponto para a Casa 21 e a Prefeitura de Belo Horizonte, que cuidam da organização (o festival foi até incluído no calendário oficial da cidade), e para a patrocinadora Usiminas.

Foi a primeira vez em que houve um equilíbrio entre os diversos gêneros de quadrinhos. Havia exposições e representantes de super-heróis, mangás, europeus de variados estilos, historietas argentinas e muitos brasileiros. O festival quebrou seu recorde de visitação: cerca de 60 mil pessoas (o anterior era de 35 mil) estiveram na sede principal, na Serraria Souza Pinto, e nas atrações espalhadas pela cidade. A entrada era gratuita.

Confira a matéria completa, escrita por Sidney Gusman, no site UNIVERSO HQ.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: